Bruno Machado

Bruno Machado

Sou explorador de futuros. Minha ferramenta é a arte, e minha visão é transformar a maneira como as empresas e pessoas pensam sobre o amanhã. Co-fundei a Rito em 2017, onde trabalhamos em conjunto com marcas como Heineken, Globo e Renner, criando experiências imersivas que estimulam a imaginação e provocam reflexão. Juntos, já criamos teatros imersivos em festivais como Festival Path e Hacktown, jogos online, instalações artísticas. Em 2022 comecei a realizar experiências de realidade aumentada, pelas quais fui premiado pela Meta Spark em 2022. Com minha paixão pelo design 3D, crio cenas e mundos que revelam possibilidades futuras. Colaboro com um estúdio audiovisual na criação de novas mídias e histórias com inteligência artificial generativa. Para mim, a tecnologia é uma ferramenta que me permite alcançar novos horizontes em minha exploração de cenários futuros. Estou sempre procurando novas maneiras de desafiar o status quo e inspirar outros a pensar além do que é possível hoje.

Meus cursos na ESPM

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.