Renato Gonçalves Ferreira Filho é doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e mestre em Filosofia pelo Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB-USP), onde realiza um pós-doutorado (2022-2023).
Atualmente pesquisa as relações entre inteligência artificial generativa e criatividade, com foco no processamento de linguagem natural na interface humano-máquina, em diálogo com a semiótica, a linguística, a psicanálise e as ciências da computação.
Publicitário, atuou em agências e empresas, bem como no mercado musical, sendo membro do júri do Prêmio Multishow desde 2017.
Entre outros livros, artigos e capítulos de livro, é autor de “Reflexões preliminares sobre o uso do ChatGPT como ferramenta estratégico-criativa na publicidade” (Revista Signos do Consumo, 2023), “O que satisfazem os ‘vídeos satisfatórios’? Perspectivas semiopsicanalíticas de seu consumo midiático” (“Bem-estar na cultura: consumo de satisfações?”, Clotilde Perez e Oscar Cesarotto (org.), USP, 2023) e “Marina Lima: Fullgás” (Editora Cobogó, 2022).
Membro do GESC3 (Grupo de Estudos Semióticos de Comunicação, Cultura e Consumo), vinculado ao CNPq.
Lattes
http://lattes.cnpq.br/3919121648225973
https://www.linkedin.com/in/profdrrenatogoncalves/