Renato Winnig

Professor Renato Winnig

Renato Winnig trabalha há 20 anos construindo marcas conectando propósito às estratégias de negócio e comunicação.
Desde 2013, atua na Natura &Co (que inclui as marcas Natura, The Body Shop, Avon e Aesop).
Seu background é branding / estratégia de marca, direção criativa, design, comunicação e marketing.
Antes da Natura &Co, Renato foi Diretor de Estratégia de Marca na Ana Couto Branding construindo marcas como Itaú, Coca Cola, P&G e outras.
Sua carreira sempre foi pautada pela busca por propósito, significado, consistência e relevância.
Atualmente, dentro da Natura &Co é Head Global de Branding e Direção Criativa da Marca Natura, responsável por fortalecer e construir a marca Natura através de narrativa/storytelling, linguagem,  experiência de marca e dirigindo criativamente a empresa a partir da sua essência.
Colabora com artigos no Meio & Mensagem sobre branding, comunicação e propósito.
É professor convidado de branding e brand experience na ESPM e outras instituições.
Em 2019, 2020 e 2021 a Natura foi consecutivamente reconhecido como marca do ano na categoria branding no Brasil Design Awards, com diversos projetos que o Renato lidera na empresa com seus parceiros e time.
Desde 2020, é membro do board do BCMA (Branded Content Marketing Association) e conselheiro-membro do festival D&AD Awards nas categorias Impact e Future Impact, além de participar como jurado de outros festivais de notoriedade como Effie Awards e The Drum.

Faço parte do HUB de Moda e Luxo

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.