Princípios Institucionais

NOSSOS PRINCÍPIOS

Excelência e Perenidade

Excelência, de forma a garantir aos nossos estudantes uma formação que os equipe para obter sucesso profissional.

 

Perenidade, porque o compromisso da Escola com seus estudantes é manter, cada vez mais, a qualidade e a reputação, de forma a honrar, daqui a dez, vinte ou cinquenta anos, o diploma que eles levarão daqui.

No momento em que um estudante nos escolhe, e nós o aceitamos, assumimos com ele e com sua família um compromisso para toda a sua vida. Porque o estudante e sua família nos confiam não só o dinheiro das mensalidades, que já é muito, mas nos confiam também quatro anos de sua vida, além do que têm de mais valioso: o futuro desse ou dessa estudante. Enquanto os já adultos que fazem os cursos de pós-graduação, depositam em nós suas esperanças de uma vida melhor. É difícil imaginar outro setor com tamanha responsabilidade.

 

A obrigação de bem formar e bem preparar é somente o começo de nosso compromisso. Nossos ex-estudantes precisarão da ESPM não pelo tempo de estudo, mas por toda a sua vida profissional.

 

Daqui a 30 anos, eles precisarão que a ESPM, sua “Alma Mater”, esteja firme e forte, reconhecida e valorizada. Daqui a 30 anos, nossos ex-estudantes têm que poder encher o peito, erguer a cabeça e dizer com orgulho: “Eu me formei na ESPM”.

É desse tamanho o nosso compromisso; excelência e perenidade. Buscar excelência e garantir perenidade é obrigação de qualquer escola. Nossa, em especial, porque não somos qualquer escola, somos a ESPM.

grad sao 15
grad poa 21

Missão

Formar líderes capazes de transformar negócios.

Propósito

Criar, no Brasil, centros de excelência em nossas áreas de atuação.

Visão

Oferecendo aos nossos estudantes uma formação com foco obsessivo em excelência - que inclui qualidade acadêmica; inovação constante de programas, metodologias e experiências; proximidade com o mercado; infraestrutura em estado de arte; e gestão segura e conservadora - estaremos garantindo a perenidade da Escola, que é fundamental para avalizar a carreira dos estudantes formados na ESPM.

Valores

História

unidade-espm-sao-p&b
Fachada Campus Rio Villa Aymore

A ESPM nasceu em 1951, quando um grupo de publicitários e empresários da mídia, liderados por Rodolfo Lima Martensen e apoiados pelo então diretor do Masp, Pietro Maria Bardi e pelo lendário Assis Chateaubriand, teve a visão de que somente com uma escola de excelência teríamos no Brasil uma indústria da comunicação forte e desenvolvida.

Foi da grandeza desse ideal de nossos fundadores que a ESPM foi criada, pelo mercado e para o mercado. A escola na qual, desde sempre, “Ensina quem faz”.

Ao longo dos anos, sob a direção de Martensen, Otto Hugo Scherb, Francisco Gracioso, Luiz Celso de Piratininga e José Roberto Whitaker Penteado, a ESPM chegou aos dias atuais com campi em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Florianópolis, com cerca de 12 mil estudantes e 863 professores, 9 cursos de graduação, pós, mestrados, doutorados.

Direção

Conselheiros Associados

xAdriana Cury 300x300 1Foi diretora de criação da Almap/BBDO, vice-presidente de criação da Ogilvy e presidente da McCann Erickson. Hoje, administra a AC Consultoria, especializada em branding e comunicação.

xAndrea Salgueiro 300x300 1Economista, vice-presidente executiva global de condimentos da Unilever e responsável por gerenciar um portfólio de 35 marcas. Integrou o Advisory Board do Facebook. Em 2014, recebeu o título Women to Watch, da revista Adverstising Age/Meio & Mensagem.

Antonio Fadiga 300x300 1Trabalhou na BBDO, Leo Burnett, Young & Rubicam e Fischer, foi articulista da Meio & Mensagem, recebeu o título Profissional do Ano pela APP (Associação dos Profissionais de Propaganda) e pelo Prêmio Colunistas. Em 2014, assumiu a Artplan São Paulo como sócio e CEO.

Antonio Jacinto Matias 300x300 1Integrou o Comitê Executivo do Banco Itaú, foi vice-presidente da Fundação Itaú Social, da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e do board da Mastercard. É consultor nas áreas de cultura, marketing e educação e membro de diversos conselhos empresariais.

xArmando Ferrentini Presidente 300x300 1Atual presidente do Conselho Deliberativo da ESPM, preside também a Abracomp (Associação Brasileira de Colunistas de Marketing e Propaganda) e a Editora Referência, que edita o Propmark e as revistas Propaganda e Marketing. Foi presidente da ADVB (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing) e diretor comercial do Diário Popular.

armando strozemberg 300x300 1Chairman Brasil da Z+/ Havas Group, é também presidente da 3ª Câmara de Ética do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), sócio da Casa do Saber e integra o Conselho do MAM e da Orquestra Sinfônica Brasileira. De 1963 a 1976, atuou como repórter, redator, correspondente internacional e editor.

xclaudio carillo 300x300 1Profissional de criação, redator e compositor de jingles, premiado em todos os festivais de publicidade. Foi diretor de criação da Fischer e sócio-fundador da Carillo Pastore.

Decio Clemente 300x300 1Foi diretor de eventos e publicidade da Fiat Automóveis, vice-presidente de marketing do Citibank, vice-presidente de Marketing do Santander e comentarista de Marketing do Jornal da Manhã da Jovem Pan. É presidente da Dclemente & Associados.

Flavio Flaveco Correa 300x300 1Jornalista e publicitário, foi presidente da Ogilvy Brasil, América Latina, Caribe e África. Também foi presidente da ABAP (Associação Brasileira de Agências de Publicidade), das Organizações Propeg, da Soluziona Consultoria de TI e CEO da Brazil Trade Shows. Hoje, preside a Brandmotion Consultoria e boutique de M&A.

xFrancisco Mesquita Neto 300x300 1Presidente executivo e membro do Conselho de Administração do Grupo Estado, também é vice-presidente da ANJ (Associação Nacional de Jornais) e coordenador do Comitê de Liberdade de Imprensa da entidade. Foi CEO da Totalcom e da Unialco.

xGiancarlo Civita 300x300 1Formado em Comunicação Social pela ESPM e pós-graduado em Administração pela Harvard Business School, ingressou no grupo Abril em 1982, como trainee da gráfica até chegar à presidência. Em 2013, assumiu a Presidência do Conselho do Grupo Abril e o cargo de chairman da AbrilPar.

xJoao Batista Simon Ciaco 300x300 1Foi executivo da Unilever e da Eastman Kodak. É diretor de Comunicação, Marketing e Sustentabilidade da FCA (Fiat Chrysler Automobiles) para a América Latina, engenheiro, administrador de empresas e doutor em Comunicação e Semiótica.

xjoao carlos saad 300x300 1Trabalha na indústria das comunicações desde 1968, iniciou sua carreira no rádio, seguindo o exemplo de seu pai João Jorge, fundador do Grupo Bandeirantes. É fundador da ABRA, Tenente Cavalaria/R2 e atual presidente do Grupo Bandeirantes.

xJoao de Simoni Soderini Ferracciu 300x300 1Pioneiro no marketing promocional, foi o principal executivo da área na Willys-Overland, Ford, Chrysler e na J. Walter Thompson, antes de fundar o Grupo De Simoni Associados. É dele a lapidar frase: “Eu não fiz a ESPM − Ela que me fez!”.

xJoao Roberto Marinho 300x300 1Economista e jornalista, fez carreira no jornal O Globo e na Rede Globo de Televisão. É vice-presidente do Grupo Globo e vice-presidente da ANJ (Associação Nacional de Jornais).

Joao Vinicius Prianti 300x300 1Economista, trabalhou durante 37 anos na Unilever em várias posições, até ocupar o posto de CEO da empresa no México, Colômbia, Venezuela e Brasil. Atua como conselheiro em várias empresas, como Grupo Boticário, Votorantim Cimentos e Marilan.

Jose Bonifacio de Oliveira Sobrinho 300x300 1Iniciou sua trajetória em 1950, na Rádio Clube do Brasil. Na TV, dirigiu a TV Paulista, a TV Rio, a TV Excelsior, a TV Tupi até chegar à Rede Globo, em 1967, onde atuou até 1998. Cinco anos depois, inaugurou a Rede Vanguarda, afiliada da Rede Globo no interior de São Paulo.

xJose Carlos de Salles Gomes Neto 300x300 1Fundador e presidente do Grupo M&M, que edita o jornal Meio & Mensagem, foi presidente da APP (Associação dos Profissionais de Propaganda), da ANER (Associação Nacional de Editores de Revistas) e chairman do 33º Congresso Mundial de Revistas (2001). Além da ESPM, é membro do Conselho Consultivo da ABM&N, da ANER e do IAB Brasil.

xLuiz Antonio Viana 300x300 1Engenheiro mecânico, foi CEO do Grupo Pão de Açúcar, da Petrobrás Distribuidora (BR) e da NET, além de diretor do Grupo Ultra. Foi conselheiro do MAM-SP, da FIESP e de grandes empresas como Iochpe, TAM, CVC, Helbor e Pão de Açúcar.

xJose Carlos Dutra 300x300 1Membro do Conselho Consultivo da Camargo Corrêa S.A, foi vice-presidente da Unilever, diretor da Johnson&Johnson, vice-presidente de relações institucionais da Votorantim, presidente da ABA e sócio-diretor da FSB Consumo.

xLuiz Lara 1 300x300 1Publicitário, sócio e fundador da Lew’Lara\TBWA e chairman do Grupo TBWA no Brasil. É vice-presidente dos conselhos deliberativos do Cenp e do Conar. Também presidiu a Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade) e organizou, junto com Dalton Pastore, o 4º e o 5º Congresso da Indústria da Comunicação

xMarcello Serpa 300x300 1Formado em Design na Alemanha, trabalhou nas agências GGK e R.G. Wiesmeir. No Brasil, passou pela DPZ e DM9DDB e em 1993 tornou-se sócio da AlmapBBDO, junto com José Luiz Madeira, até 2015.

xOctavio Florisbal 300x300 1Publicitário formado pela ESPM, atuou nas agências JWT, Norton e Lintas. De 1982 a 2012, dirigiu a Central de Marketing, Superintendência Comercial e Direção Geral da TV Globo. Em 2013 fundou e o Instituto Helena Florisbal, que apoia 36 entidades filantrópicas.

xOrlando Marques 300x300 1Formado em Propaganda pela ESPM, fez extensão no IMD/Lausanne-Suíça, atuou na Editora Abril, no grupo Estado, na Bandeirantes e na TV Globo. Foi CEO da Publicis Brasil e presidente da ABAP (Associação Brasileira de Agências de Publicidade). É chairman da Kantar Ibope Media e partner de investimentos da Centria Partners.

xPercial Caropreso 300x300 1

Foi gerente geral e diretor de criação da McCann-Erickson Brasil e América Latina de 1991 até 2005. Desenvolve, desde os anos 90, ações de marketing, comunicação, posicionamento e cultura empresarial voltadas para o setor de responsabilidade socioambiental e sustentabilidade.

xRoberto Duailibi 1 300x300 1Ao lado de Francesc Petit e José Zaragoza, fundou a DPZ, atual DPZ&T, onde atualmente é conselheiro emérito. Redator publicitário, cultivou e valorizou a surpresa criativa, foi professor e diretor de cursos da ESPM.

xRoberto Martensen 300x300 1Engenheiro civil e administrador de empresas, foi diretor de expansão e desenvolvimento do Grupo Pão de Açúcar, diretor da BHM/Tangram e superintendente do Consórcio Nacional de Engenheiros Consultores (CNEC). Atualmente dirige a Romart Consultoria.

xSergio Amado 300x300 1Jornalista e publicitário, iniciou sua trajetória na Vox Propaganda. Trabalhou na filial baiana da Standard Ogilvy & Mather, fundou a Divisão Associados e foi sócio da Denison. Em 1997, assumiu o comando da Ogilvy Brasil e, em 2018, foi nomeado country manager do Grupo WPP no Brasil.

Sergio Reis 300x300 1Foi diretor de Marketing do Banco Bamerindus, vice-presidente da Editora Abril, secretário de comunicação da Presidência na gestão FHC, secretário de comunicação do Estado de São Paulo, no Governo Mario Covas, e diretor de Marketing do Grupo Positivo. Hoje, é consultor de marketing.

Thomaz Souto Correa 300x300 1Começou no Jornalismo em 1957, no jornal O Estado de S. Paulo. Em 1963 foi para a Editora Abril, onde chegou a vice-presidente e diretor editorial. Hoje é vice-presidente do Conselho Editorial e consultor editorial do Grupo Abril. Foi presidente do Conselho Diretor da FIPP (Fédération Internationale de la Presse Périodique) e da ANER (Agência Nacional de Editores de Revistas.

xWaltely Longo 300x300 1Foi executivo da J.W.Thompson, da Lintas, da Ogilvy e da BBDO. Em 1995, assumiu a Presidência da MPM-Lintas no Brasil e, nos anos 2000, foi presidente e CEO do Grupo Y&R. Criou a TV Mulher e Mãe e foi um dos fundadores da Associação Brasileira de Mídia Digital Out of Home (ABDOH).

Conselho Fiscal

xJoao Batista Simon Ciaco 300x300 1

Foi executivo da Unilever e da Eastman Kodak. É diretor de Comunicação, Marketing e Sustentabilidade da FCA (Fiat Chrysler Automobiles) para a América Latina, engenheiro, administrador de empresas e doutor em Comunicação e Semiótica.

Flavio Flaveco Correa 300x300 1

Jornalista e publicitário, foi presidente da Ogilvy Brasil, América Latina, Caribe e África. Também foi presidente da ABAP (Associação Brasileira de Agências de Publicidade), das Organizações Propeg, da Soluziona Consultoria de TI e CEO da Brazil Trade Shows. Hoje, preside a Brandmotion Consultoria e boutique de M&A.

Conselho Deliberativo

xArmando Ferrentini Presidente 300x300 1

Atual presidente do Conselho Deliberativo da ESPM, preside também a Abracomp (Associação Brasileira de Colunistas de Marketing e Propaganda) e a Editora Referência, que edita o Propmark e as revistas Propaganda e Marketing. Foi presidente da ADVB (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing) e diretor comercial do Diário Popular.

xRoberto Duailibi 1 300x300 1

Ao lado de Francesc Petit e José Zaragoza, fundou a DPZ, atual DPZ&T, onde atualmente é conselheiro emérito. Redator publicitário, cultivou e valorizou a surpresa criativa, foi professor e diretor de cursos da ESPM.

armando strozemberg 300x300 1

Chairman Brasil da Z+/ Havas Group, é também presidente da 3ª Câmara de Ética do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), sócio da Casa do Saber e integra o Conselho do MAM e da Orquestra Sinfônica Brasileira. De 1963 a 1976, atuou como repórter, redator, correspondente internacional e editor.

Decio Clemente 300x300 1

Foi diretor de eventos e publicidade da Fiat Automóveis, vice-presidente de marketing do Citibank, vice-presidente de Marketing do Santander e comentarista de Marketing do Jornal da Manhã da Jovem Pan. É presidente da Dclemente & Associados.

Joao Vinicius Prianti 300x300 1

Economista, trabalhou durante 37 anos na Unilever em várias posições, até ocupar o posto de CEO da empresa no México, Colômbia, Venezuela e Brasil. Atua como conselheiro em várias empresas, como Grupo Boticário, Votorantim Cimentos e Marilan.

xJose Carlos de Salles Gomes Neto 300x300 1

Fundador e presidente do Grupo M&M, que edita o jornal Meio & Mensagem, foi presidente da APP (Associação dos Profissionais de Propaganda), da ANER (Associação Nacional de Editores de Revistas) e chairman do 33º Congresso Mundial de Revistas (2001). Além da ESPM, é membro do Conselho Consultivo da ABM&N, da ANER e do IAB Brasil.

xJose Carlos Dutra 300x300 1

Membro do Conselho Consultivo da Camargo Corrêa S.A, foi vice-presidente da Unilever, diretor da Johnson&Johnson, vice-presidente de relações institucionais da Votorantim, presidente da ABA e sócio-diretor da FSB Consumo.

xOrlando Marques 300x300 1

Formado em Propaganda pela ESPM, fez extensão no IMD/Lausanne-Suíça, atuou na Editora Abril, no grupo Estado, na Bandeirantes e na TV Globo. Foi CEO da Publicis Brasil e presidente da ABAP (Associação Brasileira de Agências de Publicidade). É chairman da Kantar Ibope Media e partner de investimentos da Centria Partners.

Thomaz Souto Correa 300x300 1

Começou no Jornalismo em 1957, no jornal O Estado de S. Paulo. Em 1963 foi para a Editora Abril, onde chegou a vice-presidente e diretor editorial. Hoje é vice-presidente do Conselho Editorial e consultor editorial do Grupo Abril. Foi presidente do Conselho Diretor da FIPP (Fédération Internationale de la Presse Périodique) e da ANER (Agência Nacional de Editores de Revistas.

Diretoria Executiva

Dalton Pastore Jr.
Presidente

Elisabeth Dau Corrêa
Vice-Presidente Administrativo-Financeira

Fernando Cesário

Diretor Executivo de Marketing

Rodrigo Ulhôa Cintra de Araujo

Diretor Executivo de Inovação e Experiência do Cliente

Tatsuo Iwata

Vice-Presidente Acadêmico

Direção Acadêmica

Graduação

Tatsuo Iwata

Vice-Presidente Acadêmico

Cristiano do Amaral

Diretor Acadêmico de Comunicação e Artes

Frederike Mette

Diretora Acadêmica de Negócios e Tecnologia

Rene Goellner

Diretor Acadêmico de LifeLab

Marcelo D’Emidio
Diretor de Excelência Acadêmica – DEA

Pós-Graduação

Tatsuo Iwata

Vice-Presidente Acadêmico

Iná Barreto

Diretora Acadêmica da Pós-Graduação Lato Sensu

Denilde Holzhacker
Diretora Acadêmica da Pós-Graduação Stricto Sensu

Júlio Figueiredo

Diretor Acadêmico de Educação Executiva

Caio Bianchi

Diretor Acadêmico de Educação Continuada

Genaro Galli
Diretor de Novos Negócios

Luiz Roberto Romero Gonçalves
Diretor ESPM Consult

Marcelo D’Emidio
Diretor de Excelência Acadêmica – DEA

Cristina Valiukenas

Gerente EAD

Uma Instituição reconhecida pela competência, seriedade e tradição

xnac inst brasao espm heraldica 200x200 1

Concebido pela Sociedade Brasileira de Heráldica e Humanística em 2011, para celebrar o 60º aniversário de fundação da ESPM, o Brasão de Armas transmite o status acadêmico conquistado pela ESPM em comunicação, marketing e gestão, em razão da capacidade da Escola de preparar profissionais com postura ética e de liderança, imbuídos da responsabilidade de contribuir para o desenvolvimento da sociedade e das empresas no Brasil e no exterior. Escola de vanguarda, pioneira e reconhecida como referência nacional, a ESPM é também uma organização experiente como as demais tradicionais instituições de ensino internacionais, mérito alcançado graças às suas ações, que vão além da sala de aula.

xnac inst brasao heraldica 200x200 1

Um símbolo que transmite a grandeza da instituição

Na parte superior do escudo, está o sol heráldico que representa glória, eternidade, fama, verdade e munificência. A cor vermelha simboliza ousadia, valor, valentia, ânimo, grandeza de alma e magnanimidade. Seus raios aparentes, em número de 16, conservam 8 deles com o esmalte ouro, metal da Armaria luso-brasileira que transmite fé, nobreza, força, sabedoria, vigor, poder, fidelidade, potência, circunstância, riqueza, tolerância e firmeza. Na parte de cima do corpo do Brasão de Armas, vemos os caracteres gráficos da marca ESPM sobre esmalte branco, indicativo de esperança, pureza, eloquência, limpeza, beleza, verdade, franqueza e felicidade. Na parte vertical inferior, branca, à esquerda, está inserida a imagem de um galo, figura abstrata criada pelo publicitário, escritor e pintor catalão Francesc Petit Reig. O galo, símbolo da comunicação, é emblema de guerreiro valente, bravo e vigilante. No campo vermelho, parte inferior à direita, destaca-se a figura de uma mão humana. Trata-se de uma reprodução original da Caverna das Mãos, localizada no Parque Nacional Histórico da cidade de Perito Moreno, Patagônia (Argentina), considerado patrimônio mundial pela Unesco em função da riqueza artística rupestre de pinturas feitas há mais de 10 mil anos. Essa mão humana representa a arte em todas as suas manifestações, emoções, paixões e formas, simbolizando saber, engenho e arte. Na Armaria luso-brasileira, está representado o poder - Docet qui facit, que diz respeito à filosofia de ensino implantada desde os seus primórdios: "Ensina quem faz". O dístico MCMLI designa o ano de 1951, data de fundação da ESPM.

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.